Assassinatos na Rua Morgue, Edgar Allan Poe


Há pouco tempo atrás citei o Desafio literário e divulguei minha lista de livros, sendo o primeiro - do mês de Janeiro, com o tema romance de banca - a versão de bolso (L&Pm pocket) do livro Assassinatos na Rua Morgue e outras histórias, do conceituado autor Edgar Allan Poe [1809]. Optei pela escolha por sempre ter interesse de ler mais coisas do mesmo.

O livro reúne, em suas 156 páginas, seis contos excelentes. O primeiro, O demônio da perversidade, conta sobre um assassino à beira da execução sendo afligido por seus demônios, questionando seus próprios atos e até onde a perversidade pode nos guiar. O segundo, Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados fala sobre a vingança, sobre a ira que nos domina e até quando nossos limites podem se transformar em atos inimagináveis.

Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar fala sobre a experiência do mesmerismo (o ato de hipnotizar) em alguém que está a beira da morte. O gato preto, o meu preferido, conta sobre um homem que movido pelo vício do alcoolismo e pela agoniante presença de seu gato preto começa a enlouquecer gradualmente no decorrer dos dias. Nunca aposte sua cabeça no diabo é a irônica história de um rapaz que, obsessivamente e constantemente, fazia suas apostas baseada em tal frase. O último e que intitula o livro - e, devo dizer, um dos mais geniais - Assassinatos na Rua Morgue, conta sobre brutais assassinatos de mãe e filha numa inóspita rua de Paris, sendo apresentados personagens como o detetive Auguste Dupin, uma clara inspiração a personagens posteriores como Sherlock Holmes e Hércule Poirot.

O que mais me agradou no autor é o fato de transformar fatos aparentemente simples - a presença de um gato preto, por exemplo - em ocorrências bizarras, construindo uma atmosfera pesada e angustiante em cada um de seus contos através de uma descrição intensa, quase palpável, de sentimentos e cenários, as vezes até mesmo usando a ironia, o humor ácido em seus contos - como em Nunca aposte sua cabeça no diabo - geralmente com personagens sempre perturbados por alguma coisa - eternamente perturbados. A narração em primeira pessoa - presente em todos os contos - nos dá uma clareza maior do que o autor quer passar. Em alguns pontos a escrita chega a ser prolixa, mas isto é totalmente relevante devido a época dos contos.

A cada página experimenta-se angústia, horror, choque e até mesmo curiosidade. Penetramos um universo cru determinado pelo autor, sentimos o que ele descreve com perfeição. Essencial para fãs não só do terror psicológico e do suspense, mas para fãs da literatura de verdade.

14 comentários:

Gui Spiralling disse...

Que lindo.
O Gato Preto é demais mesmo, agora tenho que ler o resto do livro.
Só li o conto em uma comunidade random do orkut.

Unknown disse...

Que FODA. Você descreveu tudo com tanta simplicidade de uma forma tão incrível que acabo de adicionar tal livro a minha listinha -q UAHSUASHAUSH Mas sério mesmo. Você escreve as coisas de uma maneira encantadora <3

Maíra F. disse...

Wow, hahaha. Foda a resenha. Eu não li esse, mas alguns dos contos que você citou eu tenho nos 2 outros livros que eu tenho do Poe. O Gato Preto é realmente meu preferido, mas ele compete loucamente com A Máscara da Morte Rubra. Ainda assim, não sei por qual motivo, mas o Poe ainda não conseguiu me pegar de vez hahaha. Lerei esse um dia pra ver o que eu acho.

Cristine Martin disse...

Gostei da resenha!

Dos contos do livro, li apenas O gato preto, e vi o filme dos assassinatos da rua morgue. Gostei muito dos dois. Esse livro vai para minha listinha dos livros que quero ler.

Grande abraço!

Laura disse...

Adorei sua resenha, você bateu direto no ponto à respeito do Poe. Eu sempre gostei de Allan Poe, inclusive já li o conto título do seu livro, os outros não tenho certeza, mas tenho um livro enorme com todos os contos já publicados por ele, no original. Alguns são simplesmente fantástico. Obrigado pelo capricho da resenha. Até Fevereiro!

Kézia Lôbo disse...

Oie... Curti demais..
Ouço muito falar de Poe, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo...
Com sua resenha vou correndo na biblio pegar um livro dele (ate pq meu uma vontade de ler O gato preto).. XD
Bjinhuxxx

Matheus disse...

Gui, os outros contos são muito bons FPOAJPFOJA

Beta, sweetheart, valeu mesmo. *-* E eu tenho certeza que tu vai adorar.

Mááááá, eu ainda não li A máscara da morte rubra! Mas agora fiquei curioso, lerei. Ah, haha, eu gostei muito dele... e dá uma olhada nesse mesmo, os contos são bem legais.

Ah, Cristine, eu não conhecia essa adaptação cinematográfica de Os assassinatos na Rua morgue... de qualquer forma, eu adorei o conto! E obrigado. *-*

Ah, obrigado, Laura! Realmente Poe escreve magnificamente... e seus contos são fantásticos mesmo POJFAOPFOPA E, ah, eu é quem digo obrigado :) E, sim, que Fevereiro nos aguarde.

Kézia, que bom que você gostou, sério *-* E leia Poe sim, tudo o que falam dele é verdade... E ah, O gato preto é meu preferido. Recomendo mesmo. :] Abraços, Kézia. \oo

Lori disse...

Ola, nossa que resenha hein, ainda não li nada desse autor mas depois dessa vou ter de achar algo. Parabéns pela resenha e pelo blog...bjus elis!Até fevereiro!!!!!

Anônimo disse...

Muito boa sua resenha e o estilo do livro parece muito interessante!!! Beijos

Vivi disse...

Depois dessa ótima resenha, eu quero ler, né? Não conheço nada do autor. Pelo que pude ver é talento e criatividade em alta potência.

Beijos

Natie disse...

Sua resenha me deixou bastante curiosa! Vou baixar agora mesmo HAHA [/loser]

Matheus disse...

Elisandra
Ah, obrigado, Eli *-* Leia sim. E muito obrigado!

Lara
Ah, o livro é realmente interessante e diferente... E obrigado. :D

Vivi
Ooooi, Vivi. \o Então, realmente é talento e criatividade em alta potência! Abraços e brigadão. ;d

Natie
FOJAPFAPJOFJOA Oi, Natie. You! Ah, leia, leia. É bem seu estilo, acho.

Unknown disse...

não entendir nada mas gostei de todos que comentam sobre isso legal beijos tchau!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

 
Copyright © Scary Land. Blogger Theme by BloggerThemes & newwpthemes Sponsored by Internet Entrepreneur